sexta-feira, 27 de março de 2009

Proposta de Trabalho da Oficina de Futebol

PROPOSTA DE TRABALHO DA OFICINA DE FUTEBOL

Por se tratar de uma paixão nacional o futebol desperta interesse por sua prática em crianças e adolescentes e com isso, a disputa pela vitória acaba acarretando dois sentimentos interligados que são vitória e derrota. Dessa forma, trabalharemos por meio da disputa pelo jogo os valores de ética, respeito, atitude, cooperação, educação, socialização e amizade, prevalecendo assim a construção de uma verdadeira equipe esportiva. A condução das atividades será fundamentada em valores, sinalizando para os praticantes que essas características fazem parte do jogo, que perder ou ganhar faz parte da prática esportiva.

Objetivo Geral da Oficina

Desenvolver através da prática futebolística a reflexão e o senso critico sobre a disputa nos gramados e a vivencia esportiva, na qual possa despertar a sensibilidade de identificar por que se joga, como se joga, e quais as técnicas apropriadas que os mesmos tenham que adquirir para sua prática. Com isso despertar nos praticantes os conceitos de formação de grupo, cooperação e socialização, através do jogo discutir com os mesmos a importância de manter um relacionamento interpessoal em equipe e sociedade.

Metodologia

Com base no trabalho realizado com os alunos no final do ano de 2008 foi constatado no grupo de alunos algumas dificuldades entre elas a de relacionamento interpessoal e disputa pelo seu espaço dentro e fora do campo. Em cima desses fatos a metodologia de ensino-aprendizagem será fundamentada na união de grupo e será elaborado um campeonato com jogos durante todo o ano de 2009 com o objetivo de buscar a aproximação dos alunos. Será também inserida na metodologia de ensino a exibição de filmes com temas esportivos, através da exibição desses filmes proporcionar a reflexão dos alunos sobre o esporte trabalhando os conceitos de ética, respeito, cooperação, amizade e trabalho em equipe. A partir dessas ações, proporcionar visitas a outros projetos sócio-esportivos, também como clubes, centros culturais e ao Museu do Futebol.
Dessa forma para que os alunos se desenvolvam adequadamentente, devemos introduzi-los em formas apropriadas de trabalho, sob condições especialmente favoráveis a aprendizagem e com isso motivar a formação de grupos de pesquisas sobre a modalidade esportiva praticada com os seguintes temas; Historia do Futebol, A evolução no esporte no Brasil e no Mundo, assim como seus craques do passado , atual e as promessas para o futuro. Também o estudo sobre a participação da Seleção Brasileira em Copas do Mundo e a Historia dos Grandes Clubes Brasileiros.
Com tudo isso, trabalharemos paralelamente com o tema Ética nas mais variadas abordagens dentro do contexto esportivo, tais como: Ética na construção de uma equipe esportiva, Ética entre os clubes, Ética entre as torcidas, Ética em respeito ao outro, ao seu espaço e habilidades e limitações físicas, técnicas e intelectuais. As atividades contarão com o apoio da equipe sócio-pedagógico uma vez para um trabalho interdisciplinar e de diagnostico das questões pertinentes.

Nenhum comentário: